Publicado por: Laboratório de Limnologia/UFRJ | 3 de maio de 2013

Como é fazer ciência no Brasil (na visão de um canadense)

Brasil Canadá

Meu nome é Andrew MacDonald e eu tive o prazer de trabalhar no Brasil em três ocasiões ao longo dos últimos três anos. Neste exato momento estou no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, desenvolvendo um experimento em conjunto com alunos de pós-graduação do Laboratório de Limnologia da UFRJ.

Após três temporadas de trabalho de campo no país, totalizando 10 meses (até agora!), Nicholas e Vinicius me pediram para escrever um texto sobre a minha perspectiva de fazer ciência no Brasil. Eu ainda não sabia bem como ia escrever isso – até ler a a hilária lista de observações de outro estrangeiro vivendo por aqui. Mas Olivier, que escreveu a lista, não é cientista, então aqui vão minhas impressões como um cientista no Brasil:

1- Aqui no Brasil, se um cientista está desenvolvendo um projeto, todos os seus colegas de laboratório vão ajuda-lo. Isso é verdade mesmo nos laboratórios grandes, onde a maior parte dos estudantes de mestrado e doutorado dedicam-se por uma, duas semanas ou mesmo um mês ao trabalho de campo dos colegas. Isso é maravilhoso: dá ao laboratório uma sensação de comunidade, que não é comum nos laboratórios canadenses. E isso também significa que é possível desenvolver grandes projetos!

2- Aqui no Brasil, você vai querer aprender português, porque quanto mais você entende português, mais você se diverte. Se por um lado é verdade que os pós-graduandos brasileiros possuem um excelente inglês, o português é para o dia-a-dia – e a vida aqui é tão maravilhosa que você não vai querer perder essa experiência.

3- Também, aqui no Brasil, as pessoas valorizam muito os cronogramas. Lembre-se de fazer um cronograma antes de ir para sua temporada no campo – mesmo se você não pretender segui-lo.

4- Aqui no Brasil, quando você estiver preparando sua bagagem para ir ao campo, tenha algo em mente. Não importa onde você vai coletar, nem quanto tempo você acha que vai ter, nem a estação do ano: sim, você deve levar uma roupa de banho.

5- Aqui no Brasil os professores têm uma relação muito diferente com seus alunos do que temos no Canadá: por um lado formal e hierárquica, mas ao mesmo tempo informal e muito amigável.

6- Aqui no Brasil, a rotina do trabalho de campo gira em torno de um farto e caloroso almoço no começo da tarde, quanto todo mundo para o trabalho e come junto. O trabalho continua após todo mundo ter almoçado – e as vezes vai até bem tarde, se necessário. Os brasileiros são muito dedicados ao seu trabalho na ciência.

7- Finalmente, e mais importante: o Brasil tem um ambiente ótimo para fazer ecologia. Aqui há duas coisas essenciais: uma natureza linda e diversa, e uma infraestrutura e cultura científica bem desenvolvidas. Eu já trabalhei em dois outros países tropicais (Indonésia e Costa Rica) e, para fazer ciência, o Brasil é de longe o melhor. Os cientistas brasileiros são muito profissionais, amigáveis e abertos a colaboração. Eu acho que algumas das maiores contribuições à ecologia no futuro vão vir daqui. Então, para os cientistas de fora do Brasil: chega mais!

Finalmente, eu gostaria de agradecer a todos os meus novos amigos e colegas da UFRJ e também da UNICAMP. Sem vocês, o meu trabalho aqui não teria sido possível. Espero voltar para o Brasil muitas vezes na minha carreira.

Andrew MacDonald

Andrew MacDonald é estudante de doutorado na University of British Columbia, no Canadá, orientado pela professora Diane Srivastava. Ao longo dos últimos anos ele fez coletas e experimentos de campo na Indonésia, Costa Rica e Ilha do Cardoso, no Brasil. Hoje ele se encontra em Quissamã, norte fluminense, estudando a estruturação de comunidades aquáticas em bromélias-tanque.

Clique aqui para ler o post em inglês (versão original)

Responses

  1. […] da Restinga de Jurubatiba. Não escreverei sobre como é ser um estrangeiro no Brasil, já que Andrew MacDonald, um colega de laboratório, já fez isso, mas darei uma breve descrição do meu trabalho no Brasil […]

  2. Andrew vc escreve e se expressa muito bem!! Seja sempre bem vindo!! Ainda vou te conhecer…..


Deixe um comentário

Categorias

