Publicado por: rbozelli | 18 de maio de 2013

Parabéns Prof. Francisco Esteves, Parabéns Limnólogos!

Ontem (17/05/2013) foi um dia muito especial para todos nós limnólogos. E foi porque o Prof. Francisco Esteves, titular de Ecologia da UFRJ, Diretor do NUPEM e Fundador do Laboratório de Limnologia da UFRJ foi merecidamente contemplado com o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental  Bacia de Campos.  O Prof. Chico, pois é assim que todos o conhecemos, e com carinho o tratamos, recebeu este prêmio na categoria especial, concedido a personalidades que têm contribuído para a sustentabilidade ambiental regional.

O local em que o evento aconteceu não poderia ter sido mais apropriado. Em Macaé, no auditório do polo universitário, um local de forte presença da UFRJ na cidade, em uma mesa de autoridades, algumas delas, ali chegadas através da própria UFRJ, do empenho do Prof. Chico, que fez a nossa grande universidade preocupar-se com algo além do seu umbigo. Entre discursos vibrantes e saudosistas, que lembraram os tantos problemas da cidade e da região, mas também o muito que já se fez para melhorar isto tudo desde o tempo das barracas, em muitas frases estava lá a menção ao trabalho incansável do Chico, sua empolgação por realizar o novo, sua consagração à causa ambiental, sua devoção às lagoas costeiras.

E para deixar claro que a parada não é mole, para engrandecer ainda mais a labuta do Prof. Chico, ao seu lado, também homenageado, estava ninguém menos que a figura já quase mítica do também Prof. e também consagrado à causa, Aristides Sofiatti. Uma dupla da pesada, Davis em um mundo povoado de Golias. Fiquei deveras orgulhoso de poder presenciar este momento, em que a sociedade de forma unânime e envolvente reconhece o valor de lutadores que não recuam e acreditam ser possível sempre mais. E deixou-me ainda mais orgulhoso saber que também somos importantes nesta lida, todos nós, que ao lado do Chico temos estado, independente da extensão deste tempo, independente do papel de cada um.

Foi assim que o Chico agradeceu o prêmio em alto e bom som, para que todos soubessem que se não for uma empreitada coletiva, temos pouca esperança de vitórias. A Limnologia brasileira foi premiada. Portanto, Parabéns Chico, nosso líder sempre. Parabéns a todos os limnólogos deste laboratório, e de todo este país, pois a sociedade está vendo que estamos na luta e que não entregaremos fácil esta rapadura! Afinal, o cearense assim nos ensinou! Uhu!!! Esse prêmio é nosso, já que o Maraca, quando terminarem de gastar 1,5 bilhão do dinheiro público, será de outro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: