Publicado por: gabrielaushida | 10 de junho de 2013

BioSemana – espaço de construção e aprendizado

Especial Biosemana 2013

Na próxima semana – do dia 10 à 14 de Junho – o Centro de Ciências e Saúde irá sediar a Semana Acadêmica da Biologia UFRJ. Com sua primeira edição em 1996, este evento anual foi criado e organizado única e exclusivamente por alunos da graduação do Instituto.

A cada ano ganha mais espaço no meio acadêmico, atualmente recebe cerca de 500 inscritos. Para isso, conta com o apoio da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Decania do Centro de Ciências e Saúde, do Instituto de Biologia, entre outros patrocinadores. Sua programação é vasta, em 12 horas diárias de programação, conta com Mini-cursos, Palestras, Mesas-Redondas, Oficina, Vídeo-debates e Concurso de Fotografia.

A idéia da BioSemana é dar oportunidade aos alunos para um contato maior com assuntos, às vezes, pouco abordados durante a graduação, preenchendo lacunas da grade curricular. Essa extensão formação ocorre através da troca de conhecimento, relatos e experiências, fornecendo subsídios para discussões atuais e relevantes. Procura-se sempre abordar temas novos, mas ainda relacionados com as áreas de conhecimento estudadas no curso, como Ecologia, Zoologia, Biologia Marinha, Botânica, Educação e a interdisciplinaridade entre elas.

Graças ao apoio da Fundação Luisa Pinho Sartori, a partir de 2010 começou a busca por palestrantes internacionais, visando o enriquecimento do evento, com uma visão diferenciada da que os cientistas e alunos têm contato no país. Em 2012, o Dr. Jacques Flamand, que atua pela Organização não Governamental WWF, veio mostrar seu trabalho sobre conservação dos Rinocerontes Africanos.

Cartaz Biosemana 2013

O Laboratório de Limnologia é colaborador antigo da BioSemana, tanto por parte dos graduandos na organização, quanto dos pós-graduandos e professores na programação, contribuindo com palestras, mini-cursos e participação em mesas-redondas. Esse ano, por exemplo, teremos membros do laboratório participando nas seguintes áreas:

Essa parceria mostra-se bastante enriquecedora – para os participantes e organizadores –  ao proporcionar um espaço em que se aprende a trabalhar em grupo, conviver com diferenças culturais, ganho de conhecimento científico, experiência e didática.

Ao longo da semana faremos uma cobertura especial da BioSemana 2013 no blog, não percam!

Por Iamê de Sá e Gabriela Ushida, membros da Comissão Organizadora 2013
 
Comissão Organizadora da Biosemana

Comissão Organizadora da Biosemana

 
Anúncios

Responses

  1. Gostaria de parabenizar todos da Biosemana 2013, pelo evento incrível que foi realizado. A tradição se faz em cima da qualidade e importância deste evento para os alunos do IB. Que continue por muitos anos…

  2. […] dos mini-cursos da Biosemana 2013 tratou justamente deste tema. No curso “Bases ecológicas para a gestão e manejo de […]

  3. […] Biosemana 2013 convidou para esta discussão, o físico e climatólogo Luiz Carlos Molion. Contrário ao chamado […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: