Publicado por: Aliny Pires | 26 de setembro de 2013

O Bonito CBL 2013

O Congresso Brasileiro de Limnologia de 2013 em Bonito, “Águas brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade”, foi um sucesso. Bonito é uma das cidades mais visitadas do Brasil, o que é totalmente compreensível quando você chega lá e começa a conhecer suas belezas naturais. Certamente, o nome da cidade é mais que justo. Como toda cidade cuja base econômica é o turismo, Bonito é uma cidade cara, principalmente para se comer. Porém, até mesmo comer em Bonito é um passeio turístico, quem resiste a uma piraputanga recheada com farofa de banana, um pintado grelhado ou um pastel de jacaré… Vale a pena cada centavo! Isto não limitou a participação massiva dos pesquisadores brasileiros. O encontro reuniu 1200 limnólogos de todo o país, bem como de países do exterior, tais como Uruguai, Argentina e Estados Unidos. Destes aproximadamente 40 eram pesquisadores do Laboratório de Limnologia – UFRJ.

Image

O tema: “Águas brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade” tornou-se ainda mais apropriado pelas belezas das águas de Bonito-MS.

A programação do Congresso foi extremamente diversificada, tinha palestras e apresentações para todos os gostos. As palestras principais contaram com a participação de pesquisadores convidados de instituições nacionais e internacionais, tais como a palestra sobre o futuro da Limnologia, ministrada pelo Prof. John Downing da Iowa State University dos Estados Unidos, “Global Limnology: U-Scaling Aquatic Services and Processes to the Planet Earth”. A palestra apresentou os atuais e futuros problemas a serem trabalhados pelos limnólogos nos próximos anos e incluem as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a eutrofização. A palestra ajudou a identificar os novos rumos e potenciais caminhos de sucesso para os limnológos do Brasil, principalmente os mais jovens.

Para alguns membros da Limnologia – UFRJ, esta foi a primeira participação em congressos, e oportunidade ímpar de conhecer o trabalho de colegas do Brasil inteiro e de importantes pesquisadores já conhecidos dos artigos científicos. Para outros é mais um momento de renovar as idéias, estabelecer novas parcerias e acima de tudo, reencontrar amigos! A mestranda Alice Campos relatou a oportunidade que esta vivência traz, “Dentre tantas janelas acabamos prestigiando e aprendendo, até mesmo, com trabalhos dos próprios colegas de laboratório e conhecemos pessoas com muitos desafios em comum com seu projeto, iniciação, mestrado ou doutorado. Experimentei exatamente isso e troquei muitas informações com um congressista que vai trabalhar com os mesmos conceitos ecológicos, unidades experimentais e comunidade que eu, na minha dissertação”, comenta.

Image

Festa de Confraternização CBL 2013, lá estava a Limnologia-UFRJ

O Laboratório de Limnologia participou através da apresentação de pôsteres, de apresentações orais em diversas sessões, entre elas Comunidades e interações tróficas, Ecotoxicologia, Biogeoquímica e ciclo do carbono, Macrófitas aquáticas e Comunidades microbianas e de simpósios temáticos, tais como o de Interações tróficas e Comunidades dormentes. Entre as premiações do Congresso a UFRJ mereceu destaque.  O Laboratório de Limnologia ganhou o 1º lugar no prêmio de melhor apresentação oral com a apresentação da doutoranda Aliny P. F. Pires, o trabalho intitulado “Efeitos interdependentes da diversidade e das mudanças climáticas sobre o funcionamento dos ecossistemas” de autoria de Aliny P. F. Pires, Nicholas dos Anjos C. Marino, Diane S. Srivastava e Vinicius F. Farjalla foi apresentado na sessão oral “Comunidades e interações tróficas” coordenada pelo professor José Luiz de Attayde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, eleito o novo presidente de ABLimno. “Este é um prêmio de todo o Laboratório de Limnologia/UFRJ que ajudou na execução deste experimento e na discussão dos resultados. É uma honra receber este prêmio no meio tantas apresentações de excelente qualidade, inclusive de professores consagrados de universidades nacionais e do exterior. Creio que este prêmio demonstra o avanço da Limnologia brasileira na valorização de trabalhos experimentais que abordem grandes questões como a perda de espécies e as mudanças climáticas”, disse a pesquisadora. Além disto, a doutoranda do Laboratório de Ecologia de Peixes /UFRJ, Clarissa de Souza Brasil ganhou o 1º lugar no prêmio de melhor pôster.

Image

Capa da apresentação ganhadora do 1o lugar no prêmio de melhor apresentação oral do CBL 2013.

Image

Certificado do prêmio de melhor apresentação oral no CBL 2013, recebido por pesquisadores do Laboratório de Limnologia UFRJ.

Em meio a esse envolvimento de instituições, mentes e saberes, o que pode dar um toque especial às discussões – e é importante valorizar – é uma discussão que impulsione as organizações, tomadas de decisão, reuniões e tantas outras atividades das quais depende a ciência para avançar. É isso, que eventos como este sirvam para fortalecer pontes fragilizadas ou ainda em construção e para repensar nosso papel e nossa responsabilidade enquanto limnólogos, ecólogos, enfim biólogos. O próximo congresso será em 2015 no Paraná, organizado pela Universidade Estadual de Maringá, estaremos lá, mais uma vez! E que venha o CBL 2015!

Image

Laboratório de Limnologia – UFRJ e parceiros comemorando o sucesso do XIV CBL em 2013, mas já na expectativa do XV CBL em 2015, no Paraná.

Anúncios

Responses

  1. […] setembro, logo daqui a pouco, estaremos rumando para Bonito, para o nosso 140 Congresso de Limnologia. Grande não? Dá orgulho, não? Dá comichão, não? Pensaram vocês daqui a 25 anos, que a […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: