Publicado por: rayannesetubal | 27 de novembro de 2014

Indo além dos balões da Capadócia: 8th Shallow Lakes Conference – discutindo ecologia em terras turcas!

Durante o período de 12 a 17 de outubro aconteceu na cidade de Antalya, Turquia, o 8th Shallow Lakes Conference. Apesar de um encontro científico relativamente pequeno, o Shallow Lakes é um dos poucos congressos com o objetivo de discutir, apresentar novas idéias e divulgar os resultados dos trabalhos em ecologia desenvolvidos em ambientes aquáticos comumente negligenciados, como ambientes temporários, rasos ou de pequeno porte.

Na edição deste ano o tema foi “Shallow Lakes in a fast-changing world” e o evento contou com a participação de cientistas renomados de todo o mundo e a limnologia brasileira não poderia ficar fora dessa! Além de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participaram do 8th Shallow Lakes Conferece a mestre Rayanne Barros Setubal e a doutoranda Luciana Rabelo, do laboratório de Limnologia da UFRJ.

DSC01495

Foto tirada durante a palestra de abertura do 8th Shallow Lakes Conference

 

Luciana apresentou os resultados preliminares da sua tese de doutorado em trabalho intitulado “The role of hydrological connectivity on zooplankton communities of coastal aquatic systems” em que avaliou a importância para a comunidade zooplanctônica de eventos de conectividade em sistemas compostos por ambientes temporários (poças) e lagoas. Já Rayanne apresentou os dados produzidos durante seu mestrado no trabalho “Importance of rare and redundant species in maintaining zooplankton functional diversity in coastal environments” em que discutiu o papel de espécies raras para a manutenção da diversidade funcional zooplanctônica em ambientes sujeitos a alterações ambientais. Ambas as pesquisadoras puderam discutir e receber várias contribuições de limnólogos de várias partes do mundo.

Recheado de grandes apresentações com altíssima qualidade e ornamentado com a belíssima e tradicional cultura turca, o 8th Shallow Lakes caracterizou-se como um momento único de reflexão sobre os impactos ambientais sobre os ecossistemas aquáticos e o nosso papel  nesse mundo de mudanças. Certamente, um congresso inesquecível! Nos vemos no próximo Shallow Lakes? Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: