Publicado por: Nicholas Marino | 23 de julho de 2015

Word Cloud do XV Congresso Brasileiro de Limnologia

Na nossa última postagem, dividimos algumas da experiências e lembranças que ficaram do último Congresso Brasileiro de Limnologia.

É sempre bom reencontrar os amigos, conversar e ver de que formas os trabalhos que temos realizado e as perguntas que formulamos vão evoluindo. Mas você já se perguntou qual é a cara da maior parte dos trabalhos apresentados no CBL? Que tipo de ambiente é o mais estudado? Que tipo de nível de organização mais estudamos? Qual grupo de organismos é o mais estudado?

Pois bem, nosso amigo Vinicius Scofield, fez essa pergunta e buscou a resposta. Abaixo você encontra um Word Cloud, formado a partir das palavras mais comuns encontradas no títulos dos Painéis e Apresentações Orais do último CBL.

CBL Word Cloud - Todos

Observado essa figura fica gritante o grande número de trabalho que foi desenvolvido em Rios – o que só reforça a mensagem de que Limnologia não é só o estudo de Lagos. Também é evidente o grande número de trabalhos que utilizaram comunidades aquáticas como sua unidade básica de estudo, especialmente avaliando as comunidades de macroinvertebrados, peixes e macrófitas. Além disso, um grupo de organismos se destacou: as cianobactérias.

O estudo da diversidade dos grupos de organismos e os fatores que a influenciam foram bastante abordadas. Em menor quantidade, trabalhos que abordaram a distribuição, dinâmica e variação entre (e dentro) dos grupos também farol apresentados.

Acima de tudo, essa figura ilustra nossa própria diversidade. O que será que vamos encontrar no XVI Congresso Brasileiro de Limnologia?

Nos vemos em 2017!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: