Publicado por: Nicholas Marino | 12 de setembro de 2015

II Encontro do Bromeliad Working Group

Você já deve ter visto aqui no blog alguns posts sobre bromélias…alguns de nós aqui do Laboratório de Limnologia nos aproximamos mais da água ao trabalhar com o ambiente aquático formado pela sobreposição das folhas dessas plantas. Apesar de nos passar despercebido, existe uma grande diversidade de organismos e de processos ecológicos atuando dentro delas.

Mas bromélias não ocorrem só no Rio de Janeiro, tampouco só no Brasil…podemos encontrar estas plantas desde a América Central até a Argentina (além de uma espécie na África do Sul). Estas plantasnão atraíram só o interesse dos membros do nosso laboratório, mas também de várias outras universidades pelo mundo.

Há 5 anos atrás, 12 pesquisadores se reuniram na Universidade da Columbia Britânica (Vancouver, Canadá) para apresentar o que vinham fazendo em seus locais de estudo e discutir projetos em comum. Desta reunião foi iniciado um projeto de cooperação internacional, com o objetivo de realizar experimentos coordenados em escala biogeográfica. Saímos daquela reunião com muitas ideias e embarcamos em diversos trabalhos. Foi fundado o Bromeliad Working Group (BWG).

Hoje, somos quase 40 pesquisadores – professores, alunos de pós-doutorado, doutorado e mestrado – de diversos países do mundo. E, para apresentarmos os novos membros deste grupo, discutirmos os trabalhos que foram realizados (e foram muitos!) e traçar novas metas para o próximo ano, estaremos nos reunindo novamente. Desta vez na cidade de Paraty, no sul do estado do Rio de Janeiro, entre 14 e 25 de setembro.

Vamos debater os resultados de um experimento replicado em escala biogeografica (Macaé [RJ], Ilha do Cardoso (SP), Argentina, Colombia, Porto Rio, Costa Rica e Guiana Francesa), apresentar resultados obtidos em outros experimentos e traçar novas colaborações.

Este grupo é um dos exemplos de que ciência não se faz individualmente – colaboração é primordial para o progresso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: