Publicado por: Tauany | 22 de setembro de 2016

Saindo das caixinhas: Podcasts como alternativa para divulgar e aprender ciência.

O podcast é uma mídia de transmissão de informações, como programas de rádio e TV, disponibilizados na internet. No geral, são gravações de conversas sobre uma determinada temática, mediadas por diferentes participantes e direcionadas a todos os tipos de público.

Ok, mas por que eu gostaria de saber disso?

Porque essa ferramenta tem sido utilizada para o estudo de ciência, podendo facilitar o processo de ensino-aprendizado, ora.

Hã?

Desde o seu surgimento, os podcasts rapidamente ganharam popularidade não só pela facilidade em criar e em publicar o conteúdo, mas, principalmente, pelo modo descontraído como qual os participantes apresentam os temas.  Essas “conversas” alivia a rigidez associada a alguns conteúdos e contribui para o processo de ensino-aprendizado ao tratar os temas de forma leve com momentos de (necessário) humor.

E te digo mais: os conteúdos tratados nos podcasts podem fazer parte daquela aula difícil, em que você tem “zero” interesse de estudar. Verdade? VERDADE! Atualmente, muitas universidades tem utilizado essa ferramenta para explorar diversas temáticas relacionadas à ciência, com pesquisadores atuando como participantes e discutindo temas relacionados à sua área de pesquisa. Dentre estas universidades estão Harvard e Stanford, nos Estados Unidos.

E no Brasil? Bom, aqui se destacam alguns podcasts desenvolvidos por universidades e pesquisadores brasileiros, que discutem temáticas da biologia ao infinito e além, promovendo não só o primeiro contato entre o público e os temas, como, também, servindo de material complementar para as aulas. A facilidade de acesso também é um ponto relevante para a popularização dos podcasts: Olha que mágico você aprendendo sobre limnologia enquanto dá banho no seu cachorro!

Um outro recurso que faz sucesso como forma alternativa para aprender sobre ciência são os canais de vídeos disponíveis no youtube. Esses canais, além de abordar os temas de uma forma agradável e descontraída como os podcasts,  ainda contam com a vantagem dos recursos gráficos, incluindo esquemas que ajudam bastante no aprendizado de alguns conteúdos. Vários destes canais são feitos por estudantes e pesquisadores, como o canal do Pirula, o canal do Slow e o Nerdologia.  Inclusive, foi criado recentemente um selo de qualidade para o conteúdo de ciência divulgado no youtube brasileiro: o SCIENCEVLOGS Brasil, que é uma rede colaborativa que reúne alguns dos mais influentes e famosos canais no país que abordam temas científicos.

Enfim, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa. Aqui estão alguns (poucos) podcasts para vocês aproveitarem, mas não se acanhem, procurem e se divirtam!

ufrgs

A Rádio universidade continua mantendo-se fiel a sua proposta original de irradiar cultura, educação e entretenimento da melhor qualidade. Desde 2011 é disponibilizado na sua página de internet programas e áudio sob demanda, aumentando assim sua interatividade com o ouvinte.

unesp

O Toque da Ciência é um produto de divulgação científica desenvolvido por integrantes do LECOTEC – Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã, da Unesp. 

Nosso objetivo é divulgar a ciência produzida nas instituições brasileiras, em linguagem acessível ao público em geral, apresentando as observações dos mais importantes pesquisadores do país.

dragoes-de-garagem

O Dragões de Garagem é um podcast de divulgação científica criado em 2012. Falamos de ciência de forma natural, incentivando o pensamento crítico e a curiosidade dos ouvintes.

Missão: Divulgar ciência de forma abrangente e interessante, mostrando a importância desse corpo de conhecimento em nosso dia-a-dia social e profissional.

deviante

Scicast vem com a proposta de ser um lugar para falar sobre ciência, cultura e diversão por um mundo menos medíocre, o Deviante reúne escritores, podcasters e notícias sobre o mundo da ciência, tecnologia, games e entretenimento.

Sempre de maneira leve, bem humorada, precisa e positiva. O conteúdo é pensado para ter personalidade, para ter relevância e para ter a pegada bem humorada, leve e divertida. O conteúdo convida ao debate, a interação, a diversão e ao crescimento.

ALÉM DAS FRONTEIRAS:

Na tentativa de não ser tendenciosa resolvi compartilhar esse site que elenca os 10 melhores podcasts brasileiros, que não são diretamente relacionados com ciência, mas tratam de assuntos relevantes.

VALE A PENA DAR UMA OLHADA!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: