Limnologia?

O que é limnologia?

A Limnologia (do grego: limne – lagos; logos – estudo) é uma ciência multidisciplinar cujo foco de estudo são as águas continentais, tais como lagos, lagunas, rio, açudes e reservatórios. A Limnologia engloba os estudos relacionados aos aspectos químicos, físicos, biológicos e ecológicos destes ambientes aquáticos.

Inicialmente, os estudos limnológicos focavam na descrição dos padrões de funcionamento dos ambientes aquáticos – como a ciclagem de nutrientes e a estratificação dos corpos d’água. No entanto, o desenvolvimento da ciência ecológica nas últimas décadas marcou o início da busca dos processos capazes de explicar tais padrões.

Os estudos em limnologia vão desde a pesquisa básica – buscando caracterizar os ecossistemas e compreender processos ecológicos – até a pesquisa aplicada, que busca encontrar soluções para problemas ambientais, como a eutrofização e outros tipos de poluição nos ambientes aquáticos. Atualmente, a Limnologia tem importância não só científica, mas também na mediação de problemas socioeconômicos causados pelos múltiplos usos da água.

O limnólogo possui, então, vasta área de atuação, podendo trabalhar com o desenvolvimento de pesquisa científica, monitoramento e restauração de ecossistemas aquáticos, acompanhamento de empreendimentos diversos – como hidrelétricas e sistemas de piscicultura -, etc. Entre as oportunidades de emprego mais comuns para este profissional estão o trabalho em universidades e institutos de pesquisa, orgãos ambientais do governo e empresas de consultoria.

limno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: